Ambientes de homologação e produção, o que são e para que servem?

Dando continuidade à série com o tema NFC-e, mais uma vez voltamos a falar sobre CSC – Códigos de Segurança do Contribuinte, que serve para gerar o QR Code da NFC-e e garantir a autenticidade do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Consequentemente, para gerar o CSC, é necessário emitir a NFC-e em dois ambientes, o de homologação e o de produção, mas qual a diferença entre eles e o que significam? Acompanhe o artigo de hoje e não tenha mais dúvidas!

Ambiente de homologação e de produção é o espaço onde todos os seus dados são processados e armazenados e a principal diferença é:

  • Ambiente de homologação é o ambiente utilizado apenas para testes. Todos os documentos enviados a esse ambiente não possuem validade fiscal, podendo ser utilizado dados reais ou fictícios. Ou seja, aquele que a SEFAZ disponibiliza para que o empreendedor emita a NFC-e que não tenha valor fiscal.
  • Ambiente de produção é o ambiente utilizado apenas para emissão de NFC-e com validade fiscal e somente podem acessar esse ambiente as empresas autorizadas pela SEFAZ a emitir NFC-e.

Para gerar o CSC, o ideal é que você emita de 4 a 10 notas no ambiente de homologação, dessa forma a SEFAZ liberará o CSC de produção para que você o utilize e possa emitir suas NFC-e’s em ambiente de produção, ou seja, de forma válida.

O ambiente de homologação é igual ao ambiente de produção, a única diferença é a validade do documento emitido.

A QUEM PROCURAR QUANDO NÃO SOUBER O QUE FAZER?

Caso você sinta dificuldade, é interessante que o seu contador seja consultado. Ele vai gerar o CSC de homologação e em seguida você vai inserir em um software emissor, junto com o certificado digital e emitir as notas de testes, só assim a SEFAZ liberará o CSC de produção para que você possa emitir as notas válidas.

Lembrando que para gerar o CSC é preciso acessar a área restrita do site da SEFAZ do seu estado por meio do código de acesso e senha do representante legal da empresa, que já foi cadastrado anteriormente.

Entendeu? Mais alguma dúvida sobre como gerar CSC? Acompanhe outros artigos em nosso blog e fique sempre bem informado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Informamos também que o plano mensal bem como sua renovação só estará disponível até o mês de Abril (30/04/2020).

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.