Aprenda a fazer um Fluxo de Caixa eficiente para o seu negócio

Se você não entende nada sobre fluxo de caixa, mas precisa ter controle financeiro do seu negócio, você está no lugar certo. Pois, ele é uma ferramenta essencial para controlar suas finanças e para não ter surpresas ao final de cada mês.

Controle Rígido e Organizado

O primeiro passo é ter um controle rígido e organizado quanto aos gastos de manutenção e operação de seu negócio. Através desse controle que você conseguirá montar os preços de venda de seus produtos e estabelecer metas de faturamento, promovendo a manutenção de seu empreendimento.

Mas lembre-se que ao montar o custo de operação e manutenção de seu negócio, você não pode esquecer de colocar nesse levantamento todas as retiradas, inclusive as suas, pois, o recurso que estiver em caixa ao final do mês, após abatidas todas as despesas, será o lucro da empresa.

Evite recorrer às linhas de crédito de bancos

Um fluxo de caixa bem organizado lhe possibilitará tranquilidade em relação à programação dos seus pagamentos e evitará que você recorra às linhas de crédito junto aos bancos e outras instituições financeiras. Um problema a menos, pois você não precisará desviar seu dinheiro com recursos que poderiam estar sendo investidos no seu negócio.

Estabeleça dias específicos para pagamentos

Outro benefício que o fluxo de caixa proporciona às empresas, é a tranquilidade na hora de pagar as despesas. Pois, se você conseguir estabelecer dias específicos para pagamentos, você estará otimizando a produtividade de quem realiza a parte administrativa e financeira do seu negócio, e poderá autorizar pagamentos diversos em dias específicos, evitando desse modo que ocorram erros e desgastes.

Além de ganhar tempo para focar em iniciativas que vão ajudar a aumentar a sua receita, como ofertar novos produtos ou serviços; monitorar o estoque para que não falte mercadoria; planejar promoção para itens que estão com baixa rotatividade, enfim, focar no crescimento da receita e consequentemente do seu negócio.

Comece aos poucos! Primeiramente estabeleça um dia da semana para você efetuar seus pagamentos. Por exemplo: comece a fazer os pagamentos da semana na segunda-feira. Garanto que na primeira semana você já vai notar o resultado.

Com esse fluxo organizado tente fazer seus pagamentos em apenas três dias no mês, escolha os dias 10, 20 e 30 por exemplo. Faça isso e depois nos conte o tempo que você ganhou apenas se organizando melhor.

Mas lembre-se: isso deve ser feito de forma progressiva. Basta apenas ter um controle efetivo das suas receitas e despesas, estabelecendo regras para recebimento de faturas e datas de vencimentos das despesas, montando assim, seu fluxo de caixa.

Baixe agora gratuitamente a Planilha: Controle de Fluxo de Caixa

Pra faturar você dever ser rápido, já que seu cliente não gosta de esperar. Quanto mais você faturar, melhor. E isso o Saldo MAIS resolve pra você.

Experimente gratuitamente por 7 dias e veja na prática o que estou te falando.

Fature mais. Fature com o Saldo Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *