Atendimento, amigo ou inimigo?

Independentemente do seu negócio, é bom lembrar que a qualidade do atendimento é determinada pelo seu cliente e não por você.

Um atendimento péssimo pode ter consequências destrutivas, além do seu cliente nunca mais voltar, a opinião negativa sobre a sua empresa irá se espalhar e o resultado será uma repercussão negativa, onde seus futuros clientes não venham procurar a sua empresa, infelizmente uma referência negativa sobressai mais do que a positiva.

O cliente tem muita facilidade em perceber que está sendo atendido por uma pessoa despreparada. A falta de clareza em passar as informações, a dificuldade em dar respostas adequadas e rápidas, e a falta de paciência são indicadores que afetam o nível de qualidade no atendimento. Com isso, prejudica a captação de novos clientes e a própria fidelização dos clientes antigos.

As consequências de um atendimento ruim não estão voltadas apenas para fora da empresa mas também ao ambiente interno. E um dos fatores cruciais para esse tipo de problema se encontra especialmente na motivação dos funcionários.

No Brasil, esses últimos anos foram marcados pela crise econômica. De acordo com uma matéria publicada pela revista EXAME, a crise afetou as relações, já comprometidas, entre consumidores e empresas. A matéria ainda aponta que empresas que investiram em tecnologia, a favor de aumentar a qualidade no atendimento ao cliente, garantiram posição privilegiada no ranking produzido pela revista em conjunto com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).

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