Certificado A1: conheça o seu ciclo de vida

Dando continuidade à série sobre Certificado Digital A1, hoje iremos abordar sobre o ciclo de vida dele. Você conhece? Nos acompanhe e não se confunda mais.

Como já falamos em outros artigos, o Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que permite à Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, identificar sua empresa por meio da nota emitida. E alguns passos precisam ser observados durante todo o tempo que ele for utilizado.

Primeiramente, após solicitar o certificado na certificadora habilitada e efetuar o pagamento, você receberá um e-mail confirmando essa etapa. O próximo passo é agendar a validação presencial do seu Certificado. Você pode fazer o agendamento por meio de telefone, em seu escritório ou no próprio site da certificadora. Em seguida, após ser validado, ele será emitido e, a partir daí, iniciará seu ciclo de vida.

No caso do Certificado A1 – assinatura da qual o Sistema Emissor Saldo Mais trabalha, após sua aquisição, é possível que seu armazenamento seja feito no próprio computador. Para isso, o titular receberá um e-mail com todas as instruções para a sua utilização e preparação para o dispositivo. Esse passo é simples e não exige nenhum conhecimento técnico.

Ciclo de vida

A vida útil de um Certificado Digital A1 é de um ano contado a partir do momento que você o valida na certificadora. Quando a data de expiração estiver se aproximando, você receberá avisos por e-mail enviados pela própria certificadora a qual você o adquiriu, para que você se programe para renovação. Pronto, você compra, emite, renova e volta a utilizá-lo. Não é simples!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ainda não vá embora!

Receba em seu e-mail nossos conteúdos, notícias e novidades.

Cadastre-se agora mesmo!