Certificado Digital: o que é e para que serve?

O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que permite à Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, identificar sua empresa por meio da nota emitida.

 

O Certificado é uma assinatura eletrônica que permite à Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ identificar sua empresa por meio da nota emitida.

O objetivo desse arquivo é criar e manter maior segurança nos tramites fiscais.  Por meio do certificado digital A1, você consegue emitir suas  NF-e’s e Cupons Fiscais pelo celular, tablet, notebook, computador e qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, podendo usá-lo em qualquer lugar e a qualquer hora.

Como adquirir o Certificado Digital

Para solicitar o certificado A1, o usuário precisa pagar por sua aquisição e depois procurar o escritório da certificadora munido do contrato social da empresa, cartão do CNPJ, obtido através do site da Receita Federal, e cópia da carteira de motorista ou RG e CPF do proprietário da empresa.

Vale lembrar que somente o proprietário da empresa ou demais proprietários, caso tenha, podem retirar o certificado na certificadora. Já que para a certificadora fornecer o certificado, ela faz a leitura biométrica e tira foto do proprietário da empresa no momento da certificação.

Após isso, a certificadora valida as informações e envia e-mail para o proprietário da empresa informando que o certificado foi aprovado.

Depois o próximo passo é baixar o arquivo, inseri-lo no sistema emissor e começar a emitir suas notas fiscais.

Lembrando que o Certificado Digital A1 é válido por um ano, sendo necessário renovação.

Teste o Saldo Mais por 7 dias e veja na prática os benefícios que seu negócio ganhará com uma solução completa para sua NF-e!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *