Dúvidas sobre como abrir uma empresa e emitir NFe? Confira aqui!

como abrir uma empresa e emitir NFe

Dúvidas sobre como abrir uma empresa e emitir NFe? Confira aqui!

Descubra o passo a passo para abrir uma empresa de forma rápida e, ainda, veja dicas sobre como tornar sua operação mais sustentável

Segundo dados do SEBRAE, hoje, existem mais de 19 milhões de negócios informais em todo o país. E em muitos desses casos, os empreendedores deixam de abrir sua empresa por dúvidas a respeito da legislação e sobre como fazer a emissão de NFe.

Por isso, se você quer transformar seu micro negócio em uma empresa de verdade, prepare-se: a seguir, listamos tudo que você precisa saber para começar sua jornada e conseguir emitir suas próprias notas ficais.

Mas antes: porque abrir uma empresa?

A resposta para essa dúvida é simples: ao legalizar sua companhia, você passa a ter melhores condições para planejar o futuro de sua operação, tornando todos os processos mais sustentáveis e eficientes.

Ao ter um CNPJ, por exemplo, sua empresa pode captar investimentos de forma mais fácil, comprar produtos com descontos e até contar com apoio de entidades ligadas ao seu ramo de atuação.

Além disso, você protege sua rotina de problemas fiscais, com o governo, ou de enrascadas jurídicas junto a fornecedores e prestadores de serviço. Fica muito mais fácil, por exemplo, contratar funcionários sem dor de cabeça depois, registrar as vendas etc.

Passo a passo: em busca do CNPJ

1) Consulte um contador:

Antes de começar a juntar documentos, uma dica importante é procurar a ajuda de um contador profissional. É ele quem o apoiará para definir questões como:

  • Qual é o regime de tributação mais indicado para sua operação;
  • Quais são os códigos de registro de atividade do negócio (CNAE);
  • Elaboração dos formulários e requerimentos de pedido de abertura de empresa;
  • E, principalmente, como você poderá poupar tempo e dinheiro em cada etapa.

2) Consulte um especialista:

Além disso, outra ideia bacana é consultar o SEBRAE – não apenas pelo suporte na parte de registro, mas principalmente para apoiar seu trabalho na hora de elaborar os planos de atuação, marketing e administração!

3) Inicie o processo de abertura:

Feita essa análise, agora sim é hora de reunir os papeis indicados e dar entrada na Junta Comercial e na Prefeitura de sua cidade (mais uma vez, lembre-se de contar com o auxílio de seu contador)

4) Entenda sobre NFe:

Depois, confira se você precisa emitir NFe (quem vende produtos, por exemplo, é sempre obrigado).


Para entender MAIS sobre notas fiscais eletrônicas, leia também:


5) Registre sua operação na SEFAZ, para liberar a emissão das NF eletrônicas:

Se você vai realmente precisar das notas fiscais eletrônicas, então, faça o registro de sua operação junto a Secretaria da Fazenda do seu estado;

6) Emita seu certificado de segurança:

Com a liberação em mãos, o próximo passo é emitir seu certificado de segurança e escolher seu emissor de notas fiscais

Pronto. Sua empresa está registrada e preparada para atender os clientes com mais qualidade e confiança!

Quanto tempo demora para abrir uma empresa?

Dependendo da classificação de sua companhia, o prazo para abrir sua empresa, e estar preparado para solicitar o registro de liberação para emissão de notas fiscais, é de até 45 dias.

Empresa aberta, trabalho concluído?

Sim – e não! Cuidar da administração de seu negócio deve ser uma atividade contínua. Mas isso pode ser muito mais simples do que parece (e útil). Com o apoio de softwares como o Saldo MAIS, por exemplo, fica muito mais fácil fazer sua empresa crescer e usar a gestão como ferramenta para o sucesso!

Duvida? Teste Grátis nosso Emissor de Notas Fiscais e confira na prática as vantagens de ter uma solução de gestão mais eficiente e moderna!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *