Como calcular o ICMS da NF-e?

Você que tem comércio sabe que é necessário calcular o imposto dos produtos vendidos pelo seu negócio, ou seja, o ICMS. Mas será que você está fazendo esse cálculo da forma correta?

Acompanhe o blog de hoje e aprenda o que é e como calcular o ICMS do jeito certo e evite cometer falhas em suas próximas emissões.

Entendendo o ICMS

O  ICMS é o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, ele é cobrado sobre qualquer venda, o valor da sua taxa varia de acordo com o estado. Porém, caso seus negócios se estendam a outros estados, os cálculos diferenciam, pois, como falado acima, cada estado cobra um valor diferente para esse imposto.

Por isso, é importante você entender as três taxas que podem interferir em suas cobranças:

Alíquota Interna (do estado de origem) – Essa é a taxa do local de origem do negócio. Nesses casos, quando o comprador está localizado no mesmo estado que o seu negócio, a porcentagem cobrada na NF-e será a taxa completa do local da venda

Alíquota Interestadual – Quando a venda é feita para outro estado, a secretaria da fazenda do estado de destino pode cobrar uma porcentagem diferente do imposto. Essas taxas são definidas por convênios, que estipulam as porcentagens e regras específicas para o comércio. (veja a tabela de ICMS interestadual 2018)

Diferencial de Alíquota (DIFAL) – É calculada pela diferença da alíquota do ICMS do estado de origem com o estado de destino da mercadoria. O empresário só consegue retirar o produto da transportadora, após a comprovação de pagamento desse diferencial.

Exemplo de DIFAL

Imagine que seu estado de Origem cobra 18% de Alíquota Interna e 12% de Alíquota Interestadual. A DIFAL, nesse caso, é de 6% – com 40% desse valor sendo destinado ao estado cliente, ou seja, o estado de destino, e 60% para o estado de origem da compra.

Se ainda assim, ficou complicado de entender, não se preocupe. O Saldo Mais te ajuda!

Nossa equipe está sempre disposta a tirar suas dúvidas.

Melhor que isso, usando nossos serviços, você não precisará se preocupar em somas e cálculos, pois, nosso sistema faz tudo isso para você automaticamente.

Quer testar? Não perca mais tempo e venha conhecer já as facilidades do Saldo Mais. Experimente gratuitamente por 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Informamos também que o plano mensal bem como sua renovação só estará disponível até o mês de Abril (30/04/2020).

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.