Como calcular o ICMS da NF-e?

Você que tem comércio sabe que é necessário calcular o imposto dos produtos vendidos pelo seu negócio, ou seja, o ICMS. Mas será que você está fazendo esse cálculo da forma correta?

Acompanhe o blog de hoje e aprenda o que é e como calcular o ICMS do jeito certo e evite cometer falhas em suas próximas emissões.

Entendendo o ICMS

O  ICMS é o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, ele é cobrado sobre qualquer venda, o valor da sua taxa varia de acordo com o estado. Porém, caso seus negócios se estendam a outros estados, os cálculos diferenciam, pois, como falado acima, cada estado cobra um valor diferente para esse imposto.

Por isso, é importante você entender as três taxas que podem interferir em suas cobranças:

Alíquota Interna (do estado de origem) – Essa é a taxa do local de origem do negócio. Nesses casos, quando o comprador está localizado no mesmo estado que o seu negócio, a porcentagem cobrada na NF-e será a taxa completa do local da venda

Alíquota Interestadual – Quando a venda é feita para outro estado, a secretaria da fazenda do estado de destino pode cobrar uma porcentagem diferente do imposto. Essas taxas são definidas por convênios, que estipulam as porcentagens e regras específicas para o comércio. (veja a tabela de ICMS interestadual 2018)

Diferencial de Alíquota (DIFAL) – É calculada pela diferença da alíquota do ICMS do estado de origem com o estado de destino da mercadoria. O empresário só consegue retirar o produto da transportadora, após a comprovação de pagamento desse diferencial.

Exemplo de DIFAL

Imagine que seu estado de Origem cobra 18% de Alíquota Interna e 12% de Alíquota Interestadual. A DIFAL, nesse caso, é de 6% – com 40% desse valor sendo destinado ao estado cliente, ou seja, o estado de destino, e 60% para o estado de origem da compra.

Se ainda assim, ficou complicado de entender, não se preocupe. O Saldo Mais te ajuda!

Nossa equipe está sempre disposta a tirar suas dúvidas.

Melhor que isso, usando nossos serviços, você não precisará se preocupar em somas e cálculos, pois, nosso sistema faz tudo isso para você automaticamente.

Quer testar? Não perca mais tempo e venha conhecer já as facilidades do Saldo Mais. Experimente gratuitamente por 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *