Como organizar suas vendas para ganhar mais

TEMPORADA: Como organizar suas vendas para ganhar mais

Descubra como criar seu planejamento anual para organizar suas vendas e aproveitar mais as oportunidades das festas natalinas e as chances do ano todo

Tem loja por aí que não vê a hora de o Natal chegar – afinal de contas, esta é a maior (ou única) chance de dar um boom nas vendas durante o ano todo! Mas vamos combinar que aproveitar as oportunidades sazonais é importante, só que ter uma área de vendas organizada e equilibrada para ter estabilidade o ano inteiro é melhor ainda, certo?

Por isso, se você ainda se vê “apagando incêndio” na hora das vendas, fique tranquilo: a partir de hoje, você vai saber como organizar suas vendas para sua empresa ganhar mais em qualquer época (inclusive com as oportunidades trazidas pelo Papai Noel!).

Organizar suas Vendas: porque fazer isso?

Você certamente já ouviu falar da história da cigarra e da formiga, certo? Nela, enquanto a cigarra passou a primavera e o verão cantando, a formiga decidiu trabalhar e organizar como seria sua vida durante o inverno. O resultado foi que, no fim, a cigarra passou fome e frio, e a formiga ficou tranquila e protegida.

A moral da história é semelhante para você que quer vender no Natal e “esquece” dos demais meses do ano. Isso porque é possível, sim, organizar e criar estratégias para garantir melhores resultados.

Por isso, uma dica é sempre reservar um tempo para deixar as coisas urgentes de lado e focar naquilo que é importante: essa é parte da estratégia de vendas que você precisará para ter sucesso durante todo o calendário.

Como planejar suas vendas?

Uma dica importante é entender as sazonalidades do seu produto. Pode ser que sua linha principal seja, realmente, mais procurada durante uma determinada época. No entanto, a partir dessa informação é que você deve diversificar seus planos de venda.

Sendo assim, considere:

  • Seu produto é mais procurado ou vende mais em uma época do ano?
  • Sim? Então, como você pode diversificar a oferta para melhorar os resultados em outros períodos?
  • Não? Veja, assim, se é possível pensar em complementos e promoções para estimular seus negócios, atraindo leads também nos períodos de “baixa temporada” (aqueles em que tradicionalmente seu produto vende menos)

Com essas respostas, sua empresa terá um panorama para não errar na estruturação do estoque e para montar um plano mais enxuto de gastos e investimentos nos segmentos menos atraentes da época.

Além disso, é possível prevenir o contrário: que os itens mais procurados nunca faltem durante o período de alta das vendas!

O gerenciamento fiscal e o planejamento das vendas

Ao criar uma estratégia de vendas, é importante buscar o máximo de informações para compor seu cenário interno com maior precisão e antecedência.

Para os micro e pequenos negócios que não podem investir em softwares de controle, um caminho é usar a própria gestão fiscal como um instrumento de análise.

Os dados de suas notas fiscais eletrônicas, por exemplo, podem ser fundamentais para você identificar:

a) o que vende mais;
b) o que gera mais retorno à sua empresa;
c) qual deve ser a composição do estoque ao longo do ano.

Isso quer dizer que mais do que uma obrigação, a NFe pode agregar em inteligência para seu comando!

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