Como simplificar a gestão dos impostos da minha empresa?

Para ser dono do seu negócio, não basta apenas ser empreendedor e otimista. Há outros pontos que devem ser observados por quem decide ter sua própria empresa.

Ter atenção e organização no controle dos seus impostos, como o ICMS, PIS, COFINS e IPI por exemplo, é essencial para evitar sustos futuros por falta de atenção. Isso porque muitas são as taxas cobradas para o contribuinte aqui no Brasil. Por isso, entendê-las é fundamental! Por exemplo: quando se trata de venda de mercadorias, existem algumas cobranças estaduais e federais a serem pagas. E, nesse caso, é preciso atender a variação de valores e porcentagens de cada uma delas.

Para acabar com as dúvidas na hora de gerenciar os impostos da sua NF-e, listamos alguns questionamentos bem comuns e suas respostas. Veja:

Meu cliente não pediu NF-e?

A obrigação de emitir a Nota Fiscal é da sua empresa (mesmo que o consumidor não queira). Ao deixar de gerar esse arquivo, você está sonegando impostos (o que é crime, previsto em lei, com penas de até 2 anos de prisão e possíveis multas, entre 10 a 225% do valor sonegado).

Calculei o Imposto errado. O que fazer?

Você pode, em até 24 horas, fazer o cancelamento da nota emitida. Após esse prazo, você só consegue cancelar a nota por meio de um processo administrativo junto à SEFAZ do seu estado.

Você pode também fazer uma carta de correção informando o que foi preenchido errado e as alterações que deseja fazer, ou ainda, fazer uma nota fiscal de ajuste ou complementar.

Como simplificar a gestão dos Impostos? 

Existem diferentes opções: sua empresa pode criar uma rotina de análise para cada demanda, ou ainda, investir em novos recursos que façam os cálculos automaticamente, como o Saldo Mais por exemplo, que faz todo o serviço para você de forma rápida e prática.

Quer ver como esse recurso funciona na prática? Então, experimente o Saldo Mais Por 7 dias  gratuitamente! Fature mais. Fature com o Saldo Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *