Controle seu estoque e aprenda a ganhar mais com menos

“Nós trabalhamos com esse produto, mas no momento ele está em falta”. Não há nada pior do que dizer isso para o seu cliente.

Mesmo que você passe essa informação da melhor forma possível, ele vai ter um sentimento de frustração por ter perdido tempo indo a sua loja. Em seguida, ele vai em outro estabelecimento e se tiver o que ele precisa, dificilmente você será a primeira opção em um outro momento de compra. Esse tipo de situação, apesar de comum, não pode acontecer. Por isso é muito importante que você monitore o seu estoque para que não falte mercadoria e não altere seu fluxo de venda.

Baixe agora gratuitamente a Planilha – Controle de Estoque

Ter o controle da quantidade de produtos que você possui em sua loja, e a média de saída deles, é o que chamamos de giro de estoque, e é fundamental para a empresa manter-se competitiva e cumprir adequadamente as suas atividades. Mas se ainda está complicado de entender, não se preocupe, vou te explicar de forma bem clara.

Dinheiro Parado

Você deve evitar ao máximo o que chamamos de dinheiro parado, que são aquelas mercadorias que você compra para revender ou para usar na prestação de serviços, mas que por motivos variados, elas têm pouca rotatividade no seu estoque, ou seja, não têm muita saída e acaba lhe trazendo prejuízos, pois, o dinheiro que você gastou adquirindo esses produtos, poderia ser investido em outras mercadorias que têm venda garantida, ou até mesmo em produtos novos que aumentem seu leque de opções.

Então, é preciso entender que para o seu negócio ter retorno, você precisa de um controle de estoque bem definido com três informações importantes, são elas:

  • quantidade de itens que você tem disponível
  • quais itens têm mais saída
  • quais itens são menos vendidos

Ponto de Compra

Com esses dados, você consegue calcular o ponto de compra, que é o nível mínimo de estoque dos produtos que você deve ter. Tendo uma boa noção de saída dos seus produtos, você saberá quanto tempo seu estoque levará para acabar e poderá estabelecer um estoque mínimo, calculando o momento certo para fazer uma nova compra.

Mas não esqueça: é preciso levar em consideração o tempo que a mercadoria leva para chegar até você desde o fechamento do pedido e da compra junto ao seu fornecedor, até a entrega no seu almoxarifado. Com estas avaliações, você consegue fazer um melhor investimento, pois planejou suas compras dentro das necessidades do seu negócio.

Outro benefício é o maior tempo que você terá para administrar e organizar as aquisições das suas mercadorias, já que agora você pode selecionar melhor seus fornecedores através de pesquisa de preços. Ou seja, organização e planejamento sempre será a alma do seu negócio.

Mas lembre-se: para comprar bem, você deve ter tempo para pesquisar e barganhar junto a seus fornecedores por melhores preços, e achar boas oportunidades, e isso você só consegue com um controle de estoque bem definido e organizado, acompanhando as informações diariamente de forma rígida.

E para o seu cliente não ficar esperando no caixa, é só usar o Saldo Mais, você vai emitir as notas fiscais de forma rápida e sem complicação. Desfrute dessa experiência.

Fature Mais. Fature com o Saldo Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *