Dicas de Gestão Financeira

5 Dicas de Gestão Financeira para sua Pequena Empresa ganhar mais em 2018

Saiba como colocar em prática algumas das principais dicas de gestão financeira do mercado e reforce as oportunidades para sua operação

Qual é o seu principal desejo para 2018, em relação a sua empresa? Vender mais e ser mais lucrativa? Ou fazer a operação crescer, fortalecendo a marca no mercado? Se você disse sim para qualquer uma dessas alternativas, nós temos que avisar uma coisa: o primeiro passo, acredite, vai ser cuidar bem do seu dinheiro.

Pensando nisso, o Blog do Saldo MAIS conversou com vários contadores, especialistas e profissionais do mercado para o que você deve fazer para otimizar a administração da sua empresa.

E é isso que preparamos para este primeiro post do ano, com 5 Dicas de Gestão Financeira para sua Pequena Empresa ganhar mais em 2018.

Vamos lá: quais são nossas Dicas de Gestão Financeira para sua Pequena Empresa?

  • Busque mais conhecimento

Quem administra uma empresa (ainda mais se tratando de um micro ou pequeno negócio) deve saber o máximo possível sobre seu dia a dia. Isso é fato.

Mais do que saber seu ramo de atuação, porém, é essencial conhecer outras áreas do trabalho diário. E nesse caso, uma prioridade deve ser justamente a parte financeira.

Sendo assim, a dica é: regularmente, procure novos métodos e práticas que ajudem a otimizar a gestão financeira da companhia. Entenda o que faz sentido para seu negócio e avalie bem como aplicar a ferramenta no seu cotidiano.

  • Crie um planejamento financeiro

Parece óbvio, mas a verdade é que muitas empresas falham em sua gestão exatamente por não terem um plano anual ou periódico das contas.

Então, a ideia é criar um documento que reúna todo o direcionamento estratégico de sua empresa, com a definição clara das missões e metas a serem alcançadas no período.

Para criar o Planejamento Estratégico, sua companhia deve refletir, em primeiro lugar, sobre quais são os objetivos da operação. Com isso já definido, é preciso colocar no papel pontos que expliquem:

– Quais são os projetos e planos operacionais a serem realizados;
– Que metas e prazos cada atividade terá, além de quem será o responsável pela entrega.

  • Acompanhar o que foi definido no plano

Criar um planejamento estratégico não resolverá os problemas de gestão financeira durante o ano. Mas ele ajudará sua empresa a ver se o caminho adotado está rendendo resultados positivos ou se é preciso corrigir a rota.

Por isso, um ponto fundamental é não abandonar o documento criado na primeira oportunidade: você, como administrador, precisa criar uma rotina de acompanhamento mensal ou semanal das ações.

  • Atenção à organização dos documentos

A agenda é atribulada, e o tempo está curto. Isso, porém, não quer dizer que sua organização deva ser deixada de lado: tire um tempo para cuidar dos papeis, olhando com atenção os compromissos mensais da sua empresa.

Confira se as taxas, impostos e tributos foram pagos e se nenhum erro de preenchimento dos documentos fiscais passou batido. Na pressa, pode ser que algo tenha ficado à margem, e ficar de olho na papelada (e nos arquivos digitais) pode ajudar a encontrar as armadilhas fiscais e financeiras de forma mais rápida.

  • Evite gastos desnecessários (controle o fluxo de receitas)

Esse ponto sozinho poderia render uma apostila inteira, com várias dicas de gestão financeira para as pequenas empresas: por exemplo, na hora de montar seu orçamento, você confere o valor que sua empresa tem a receber? Se não, essa é uma das chances para começar…

Além de ficar de olho com as receitas já previstas, é preciso saber lidar com as contas. Entre as oportunidades, concentre-se nestes fundamentos:

  • Mantenha seu caixa equilibrado, de preferência sempre com sobras na relação entre o valor a ser recebido e o total do investimento a ser gasto;
  • Não misture NUNCA seu gasto pessoal com o que é ganho pela empresa;
  • Também não exagere nas retiradas para seu pró-labore. É preciso estipular valores de forma clara e coerente;
  • Pense no futuro e, quando possível, alimente suas reservas financeiras.

Com essas 5 Dicas, nós temos certeza que sua empresa será muito mais eficiente para conquistar o sucesso em 2018. E lembre-se: você pode contar com o Saldo MAIS para ajudar nessa tarefa! Experimente grátis, por 15 dias, e descubra como vamos simplificar seu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Informamos também que o plano mensal bem como sua renovação só estará disponível até o mês de Abril (30/04/2020).

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.