Eu posso tirar nota fiscal com data retroativa?

Eu posso tirar nota fiscal com data retroativa?

Como vocês sabem, papel aceita tudo. Antigamente quando as notas fiscais eram tiradas no talão o empresário podia preencher a nota e colocar a data que ele quisesse. O bloco de papel já estava lá e quem preenchia a nota era ele.

Hoje o cenário é diferente. Bem diferente! Mas para responder a dúvida levantada, tenho que explicar para você como o sistema emissor de nota fiscal funciona.

Ao contrário do que todos pensam, não é o sistema emissor que emite a nota fiscal eletrônica, ele é tão somente quem carrega os dados de um lado para o outro. Vou te explicar melhor!

Quando você emite uma nota fiscal, o sistema que você está emitindo, em questão de milésimos de segundos manda suas informações, a do seu cliente que você preencheu, dos produtos que você vendeu e o seu certificado digital; para o servidor da secretaria da fazenda do seu estado (SEFAZ).

Ele por sua vez valida todas as informações e retorna para o sistema emissor com a nota fiscal emitida ou não, se a nota não foi emitida ele retorna com a rejeição, para que você conserte e tente novamente até que esteja com a nota correta para ser emitida.

Quando o servidor da Sefaz do teu estado autoriza a emissão, a informação retorna com o arquivo xml da nota e o pdf do DANFE, para que você imprima caso queira.

Agora voltando para pergunta.

Você não pode emitir uma nota fiscal com data retroativa, justamente pelo motivo que expliquei acima, pois quem autoriza a emissão da nota fiscal é o servidor da secretaria da fazenda do seu Estado.

Ele atualiza a data e a hora da emissão de acordo com o dia e hora que você está emitindo.

Para ficar mais fácil, um computador quando você liga, ele não te diz a data e a hora do dia automaticamente. A diferença aqui é que no computador você pode alterar a informação se quiser. No servidor da sefaz do teu estado não.

E aí. Consegui tirar tua dúvida? Se quiser saber mais, acessa nossa página, entra em contato com nossos consultores através do WhatsApp, Chat Online ou 0800 006 7666. Ficaremos felizes em te atender.


Ainda não vá embora!

Receba em seu e-mail nossos conteúdos, notícias e novidades.

Cadastre-se agora mesmo!