Simplifique seu trabalho: faça a consulta das NF-e e evite problemas

Descubra por que é importante fazer a consulta das notas fiscais eletrônicas e como tornar esse processo mais rápido, prático e simples

Pode ser um código lançado errado ou um imposto com a alíquota diferente do que deveria ser: tanto faz a causa, o fato é que uma nota fiscal com erros pode causar sérios problemas para sua empresa. Há, porém, um jeito de evitar isso – dependendo de como e quando você faz a consulta das NF-e.

Você consulta suas notas fiscais eletrônicas?

Aqui no Blog do Saldo MAIS você já viu o que sua empresa não pode errar ao emitir uma NF-e. Mas como, às vezes, esses erros acontecem, então o melhor caminho para evitar surpresas é combinar as boas práticas com o acompanhamento atento sobre o andamento de suas notas fiscais.

Isso é importante, pois o prazo para correção ou cancelamento de uma Nota Fiscal Eletrônica é de apenas 24 horas. Depois disso, você pode até fazer os ajustes, no entanto, é preciso recorrer a alguns procedimentos específicos (que demandam tempo e dinheiro).

Qual o jeito mais simples de consultar minha NF-e?

Existem algumas formas para sua operação checar se está tudo certo com os arquivos fiscais. A checagem manual, durante muito tempo, foi a principal forma de evitar falhas – mas, convenhamos, ela está longe de ser a mais prática…

Você também pode verificar diretamente na base da Secretaria da Fazenda do seu estado, por meio do código de verificação do arquivo. A desvantagem dessa opção é que não há atualização instantânea (você precisa esperar) e você também precisa ficar alternando entre diversas páginas, entre o emissor e a página da SEFAZ.

Por isso, as novas tecnologias disponibilizadas por alguns emissores de NF-e podem, sim, simplificar essa tarefa e reduzir drasticamente os riscos. Softwares para emissão de notas fiscais online, como o Saldo MAIS, permitem ampliar a visibilidade sobre a movimentação do seu negócio.

Ao subir de nível com as novas tecnologias, sua empresa passa a ter a visibilidade de qual arquivo foi gerado com sucesso e quais NF-e foram rejeitadas durante o processo de validação. Assim, você pode otimizar o processo de ajuste e tornar mais rápida e segura a identificação de erros!

Quer ver como esse sistema funciona na prática? Então, comece agora, com 15 dias grátis para experimentar o Saldo MAIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *