Fique de olho nas mudanças fiscais em 2019 e não tenha surpresas

Consulta e download de XML de NF-e só serão possíveis com o uso de Certificado Digital

Desde o dia primeiro de janeiro deste ano, para efetuar consulta de NF-e no formato XML ou por meio da chave de acesso, no endereço de consulta nos portais da Receita Federal, é obrigatório o uso do certificado digital para a apresentação das informações dos documentos fiscais.

A partir do Portal da Nota Fiscal Eletrônica é possível consultar utilizando a chave ou a leitura do código de barras do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) e visualizar todas as informações referente as notas fiscais eletrônicas, como por exemplo destinatário da nota, valores, itens, dentre outras informações.

Um dos motivos para tal obrigação, é a maior segurança. Já que além da consulta através do próprio portal, existem no mercado algumas ferramentas que utilizam outros formatos de pesquisa para baixar os XML das NFe’s sem o certificado digital.

Por esse motivo, o Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (CONFAZ) está impossibilitando o download do arquivo no formato XML, sem o uso do certificado digital, até mesmo por meio do site oficial da Sefaz.

Empresas que dependem desses serviços de consulta, ou da funcionalidade da importação dos dados da nota somente a partir da leitura da chave, utilizando o expediente de quebrar (captcha) podem se prejudicar para manter a organização fiscal em 2019.

Um Sistema Emissor como Saldo Mais, disponibiliza para você acesso as informações das notas emitidas a qualquer lugar e hora, basta ter internet e algum dispositivo móvel (celular, computador ou tablet).

Lembre-se: todo sistema de emissão de NF tem por obrigação guardar os arquivos XML das notas emitidas e disponibilizá-los no mínimo dos últimos 5 anos.

E não esqueça: fique atento ao nosso blog e redes sociais, pois estamos sempre te mantendo informado sobre notícias importantes para você e o seu negócio!

Experimente já o Saldo Mais e saiba como emitir suas NF-e’s de forma rápida e fácil!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.