Fique de olho nas mudanças fiscais em 2019 e não tenha surpresas

Consulta e download de XML de NF-e só serão possíveis com o uso de Certificado Digital

Desde o dia primeiro de janeiro deste ano, para efetuar consulta de NF-e no formato XML ou por meio da chave de acesso, no endereço de consulta nos portais da Receita Federal, é obrigatório o uso do certificado digital para a apresentação das informações dos documentos fiscais.

A partir do Portal da Nota Fiscal Eletrônica é possível consultar utilizando a chave ou a leitura do código de barras do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) e visualizar todas as informações referente as notas fiscais eletrônicas, como por exemplo destinatário da nota, valores, itens, dentre outras informações.

Um dos motivos para tal obrigação, é a maior segurança. Já que além da consulta através do próprio portal, existem no mercado algumas ferramentas que utilizam outros formatos de pesquisa para baixar os XML das NFe’s sem o certificado digital.

Por esse motivo, o Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (CONFAZ) está impossibilitando o download do arquivo no formato XML, sem o uso do certificado digital, até mesmo por meio do site oficial da Sefaz.

Empresas que dependem desses serviços de consulta, ou da funcionalidade da importação dos dados da nota somente a partir da leitura da chave, utilizando o expediente de quebrar (captcha) podem se prejudicar para manter a organização fiscal em 2019.

Um Sistema Emissor como Saldo Mais, disponibiliza para você acesso as informações das notas emitidas a qualquer lugar e hora, basta ter internet e algum dispositivo móvel (celular, computador ou tablet).

Lembre-se: todo sistema de emissão de NF tem por obrigação guardar os arquivos XML das notas emitidas e disponibilizá-los no mínimo dos últimos 5 anos.

E não esqueça: fique atento ao nosso blog e redes sociais, pois estamos sempre te mantendo informado sobre notícias importantes para você e o seu negócio!

Experimente já o Saldo Mais e saiba como emitir suas NF-e’s de forma rápida e fácil!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *