3 Motivos para você acompanhar a movimentação fiscal de sua empresa

Para evitar sustos e problemas, como erros e falhas de autenticação, é preciso ficar atento ao emitir a nota fiscal eletrônica

Imagine que sua empresa fechou uma boa venda, mas, na hora de finalizar o pedido, a NFe foi preenchida com falha e ninguém percebeu. O que acontece depois?

Se você deixou esse erro passar, o que vem a seguir são multas e penalizações. Mas calma! Esse é apenas um exemplo que serve para mostrar por que é importante acompanhar a movimentação das Notas Fiscais.

Para tornar esse processo mais seguro, listamos 3 motivos para você ficar de olho aberto e evitar sustos a partir de agora. Confira:

1) Multas: Erros podem causar multas para sua empresa. Afinal, todo arquivo gerado é validado pela Sefaz e, em caso de erros ou inconsistências dos dados, precisa ser ajustado antes de ser consolidado pela Secretaria da Fazenda de seu estado.

Isso quer dizer que se você não observa o que saiu de errado, a chance é grande de ter problemas na hora de enviar a movimentação geral de sua empresa.

2) Prazos definidos: Algumas alterações têm prazos definidos para serem realizadas. Os cancelamentos devem ser feitos em no máximo 24 horas, por exemplo,e preferencialmente sem que sua mercadoria esteja em circulação.

Ou seja, se você errou em algum ponto e precisa cancelar o documento, é preciso correr para evitar dores de cabeça maiores, como multas e bloqueio de sua inscrição estadual. [Se você perdeu o prazo, verifique com seu contador como proceder]

3) Movimentação fiscal: Vale lembrar que todas as notas devem constar em sua movimentação fiscal. Isso inclui os arquivos Cancelados, Denegados e Inutilizados. Além disso, porém, essa visualização de suas Notas Fiscais também serve como um bom termômetro de sua situação financeira.

Olhar o quanto está entrando e saindo de seu balanço fiscal é uma forma de entender como está o equilíbrio de seu faturamento. Para isso, compare o valor das notas de saída, aquelas em que você está de fato vendendo, e as de entrada, com as compras de sua empresa.

Como o Saldo MAIS ajuda sua empresa a visualizar as NFe?

Se sua operação tem que olhar com atenção todas as notas fiscais, que tal ter acesso constante e fácil a todas as operações registradas?

O Saldo MAIS conta justamente com essa opção: um painel de fácil visualização, que mostra a movimentação mensal de sua companhia, com abas específicas para as transações Autorizadas (concluídas), Rejeitadas, Canceladas, Denegadas e Não Enviadas.

A ideia é simplificar a forma como o gestor tem acesso às informações, tornando mais ágil e prática a identificação de problemas e erros de processos.

Entendeu por que é importante ver o que acontece com suas Notas Fiscais Eletrônicas? Então, aproveite e experimente já o Saldo MAIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *