nota fiscal avulsa saldomais

Nota Fiscal Avulsa: como funciona e quem pode usar?

Quer saber como emitir uma nota fiscal avulsa e se você pode ou não emiti-la? Então, veja aqui se essa é realmente a melhor opção para seu negócio e o que é preciso fazer para ter a NFA-e

A dúvida é frequente: “Posso emitir uma nota fiscal avulsa, ao invés de ter um software para emissão de NF-e mensal?”. A resposta é sim, desde que sua empresa esteja enquadrada em uma das exceções da lei – e estiver disposta a ficar atenta a muitos detalhes e correr alguns riscos.

Não entendeu? Então, é o seguinte:

A Nota Fiscal Avulsa eletrônica é uma modalidade de registro fiscal que está disponível apenas em alguns estados do Brasil e que é destinada a microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas.

Mas nem sempre, porém, essa é a melhor opção, mesmo se você estiver nesses casos.

Como e quando é possível emitir uma NFA-e?

Para emitir uma NFA-e, você precisa estar atento, inicialmente, se o seu estado ou cidade permite esse tipo de prática. Depois, em caso positivo, o próximo passo é pedir a liberação para a emissão da nota fiscal, junto a SEFAZ estadual (ou prefeitura).

Para ter a libração, geralmente, você precisa estar em uma dessas duas situações:

  • Ser de uma MPE que ainda esteja aguardando ou que não tenha liberação permanente para a emissão regular de notas – ou que ainda não conte com um emissor de NF-e;
  • Ser um MEI que precise registrar a venda de produtos para uma outra empresa.

Mas o MEI não é isento de emitir nota fiscal?

Sim. A única exceção é quando o microempreendedor individual precisa emitir nota fiscal para uma companhia que exige que ele entregue a NF de venda.

Sendo assim, se você é um MEI e fechou uma venda (de produtos) para outra empresa e precisa entregar o registro fiscal da operação, você terá de pedir a autorização da SEFAZ do seu estado para fazer a emissão de uma Nota Fiscal Avulsa.

Compensa fazer a emissão de uma Nota Fiscal Avulsa?

Como dito antes, a NFA-e é uma exceção. E que exige vários passos.

Ou seja, de forma direta e objetiva, se sua empresa vai emitir notas fiscais de forma regular não vale a pena recorrer à nota fiscal avulsa.

Além de perder tempo solicitando os requerimentos, há outras desvantagens importantes na comparação entre a NF-e e a NFA-e. Por exemplo:

  • Em uma nota avulsa, sua empresa não pode declarar mais do que 10 produtos (acima disso, será necessária outra NF);
  • Este sistema não permite qualquer tipo de correção ou cancelamento;
  • Depois de emitir o registro, sua empresa precisará fazer a escrituração diretamente com a Receita Federal, no chamado SPED;
  • Diferente da NFe, é importante guardar também o arquivo impresso com o espelho da NFA-e, como arquivamento para futuras verificações.

Resumindo: o passo a passo da NFA-e

  • Se você se encaixa em algumas das exceções acima e precisa fazer a NFA-e, o primeiro passo é procurar a Secretaria de Fazenda do seu estado e checar se este tipo de serviço está disponível em sua região; cheque também qual é o procedimento indicado para a solicitação.
  • Caso você seja autônomo, veja também com a prefeitura de sua cidade se existe algum tipo de legislação ou convênio especial para a emissão de documentos isolados.
  • Após confirmar essas informações, faça seu cadastro e solicite a nota fiscal no site da SEFAZ estadual. O prazo para liberação e o modelo de arquivo variam para cada região, então, fique atento.
  • Preencha a NFA-e com os dados relacionados à venda. Se tiver dúvidas, você pode consultar seu contador ou nosso Blog!
  • Termine o processo verificando como sua empresa pode registrar a nota no SPED Fiscal (caso necessário).

No entanto, se sua empresa planeja emitir notas fiscais eletrônicas de forma contínua, o caminho é procurar formas mais rápidas e menos restritivas para o dia a dia.

A principal opção é pedir a liberação junto a SEFAZ e escolher um emissor de NF-e moderno, que atenda sua exigência diária.

Fale com seu contador e providencie seu registro agora. E lembre-se: você pode contar com o Saldo MAIS para deixar isso ainda mais fácil para você!

Quer ver? Então, venha experimentar o Saldo MAIS com 15 dias grátis e veja porque nós podemos ajudar a gerar mais rapidez e praticidade a sua gestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Informamos também que o plano mensal bem como sua renovação só estará disponível até o mês de Abril (30/04/2020).

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.