Nota Fiscal emitida errada

Nota Fiscal emitida errada? Descubra se a melhor opção é cancelar ou alterar

Se você tem nota fiscal emitida errada por sua empresa, saiba o que fazer para estar dentro das normas e como a tecnologia evitar esse problema

Seja por pressa, por alguma desatenção ou falta de conhecimento, às vezes acontece de sua empresa ter uma nota fiscal emitida errada. E se essa é a sua situação agora, não se preocupe: você pode resolver isto de forma simples, sabendo quando é possível alterar sua Nota Fiscal e quando é necessário cancelar a NF-e.

Mas antes de falar qual opção escolher, é importante entender quais são os problemas que uma nota fiscal emitida errada podem causar. Se você não tomar a atitude certa, a sua empresa terá problemas como multas, processos e até risco de ser impedida de operar.

O que fazer com a nota fiscal emitida errada?

O primeiro passo para acertar a NF-e gerada com erro é identificar o que precisa ser ajustado. Saber o que precisa ser ajustado mostrará qual o caminho a ser seguido: criar uma Carta de correção eletrônica (CC-e) ou realizar o Cancelamento da Nota Fiscal.

Por isso, explicamos abaixo quando usar cada uma das opções, tomando a decisão certa e eliminando qualquer risco. Confira:

Carta de Correção Eletrônica: o que é e quando usar?

Vamos supor que sua empresa emitiu uma nota fiscal com parte do endereço do cliente errado e o arquivo já foi aprovado pela SEFAZ. Neste caso, você poderia emitir uma Carta de Correção Eletrônica e fazer a alteração desta informação, sem ter que cancelar a NF-e.

A emissão de uma CC-e pode ser feita em até 30 dias após a geração da NF e entre as informações que podem ser ajustadas estão:

  • Natureza da operação da nota (CFOP);
  • Códigos Fiscais ou o código da tributação;
  • Dados da transportadora;
  • Endereço do destinatário (apenas parcial, como, por exemplo, o número do local);
  • Razão social do destinatário;
  • Inserção de dados adicionais;
  • Peso, acondicionamento, volume ou outra unidade de medida relacionada ao produto.

Atenção: a CC-e não pode ser aplicada em nenhum caso que haja a alteração do valor da nota e nem de tributos!

E como funciona o Cancelamento da Nota Fiscal?

O cancelamento da NF-e pode ser necessário por vários motivos: erro de cálculos fiscais, falta de informações, desistência por parte do cliente etc. Mas existem algumas condições para cancelar sua nota fiscal. Algumas dessas situações são:

  • A NF-e deve ter sido autorizada pela SEFAZ;
  • O produto vendido não pode estar em circulação e o fato gerador não pode ter ocorrido. Isso quer dizer que se seu cliente já deu ciência de recebimento à nota, você precisará procurar a Receita Federal para fazer qualquer ajuste;
  • Para fazer o cancelamento sem custo, sua empresa também precisa ficar atenta aos prazos: a maior parte dos estados adota o limite de 24 horas (a partir da emissão do arquivo) como tempo para anular a nota, mas isso varia! Então, fique de olho e fale com seu contador!

Dentro dessas condições, basta acessar seu emissor de nota fiscal e fazer o cancelamento do arquivo. Depois, basta emitir uma nova nota fiscal eletrônica já corrigida, sem problemas.

Por outro lado, se você perdeu o prazo para cancelar a nota emitida errada, o jeito vai ser procurar a SEFAZ e dar entrada num processo administrativo. O problema é que, para isso, você precisar dispor de tempo e dinheiro: o processo gera, por exemplo, uma multa de 1,5% em cima do valor da NF-e, e esse valor pode aumentar em caso de reincidências.

Como aumentar a visibilidade sobre as NF-e

Ficar atento ao prazo de cancelamento, como dito antes, é essencial. Por outro lado, nem sempre é simples ficar de olho em cada nota gerada. Sendo assim, uma estratégia importante é simplificar o jeito como você pode visualizar e pesquisar seus arquivos fiscais.

É isso que o uso da tecnologia pode entregar à gestão fiscal de seu negócio. Os emissores de NF-e online, por exemplo, podem ajudá-lo a ver quais notas foram rejeitadas pela SEFAZ (elas também precisam ser ajustadas e podem ser alteradas a qualquer momento!) e também analisar quais são as notas fiscais aprovadas que precisam ser corrigidas ou canceladas.

Além disso, esses sistemas ajudam a tornar seus processos mais práticos e eficientes, colaborando para evitar erros e falhas! Afinal de contas, esse é, com certeza, o melhor jeito de ficar longe de problemas, não é?

Quer saber mais sobre como garantir a emissão de notas fiscais eletrônicas sem preocupação? Então, acesse o Saldo MAIS, veja nossos diferenciais e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Informamos também que o plano mensal bem como sua renovação só estará disponível até o mês de Abril (30/04/2020).

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.