O que é CNAE?

O que é CNAE?

Como faço para descobrir qual a classificação de atividades da minha empresa?

Acompanhe o artigo e compreenda o procedimento correto.

A Classificação Nacional de Atividade Econômica, mais conhecida como Código CNAE é a padronização dos códigos de atividades econômicas dentro dos critérios de enquadramento usados pelos mais diversos órgãos da administração tributária do Brasil. Ele serve para delimitar quais atividades você pode executar e de qual segmento sua empresa faz parte.

O CNAE é aplicado a toda pessoa jurídica ou instituição que se enquadra na produção de bens e serviços. Isso inclui empresas e organismos públicos ou privados, estabelecimentos agrícolas e instituições sem fins lucrativos.

Como escolho o CNAE para minha empresa?

Antes de tudo, o ideal é conversar com o seu contador. O auxílio desse profissional é fundamental para que você não cometa erros nesse momento. Em seguida, para saber qual o código de atividade da sua empresa, você deve compreender e deixar claro o que a sua empresa faz. Assim será mais fácil entender se é prestação de serviços, revendas, indústria ou comércio. E caso seja mais de uma atividade, é possível considerar aquela que gera mais contribuição para o seu negócio. Dessa forma, todas essas respostas definirão ao certo qual será o seu CNAE.

Lembrando, se sua empresa tem mais de uma atividade, você pode ter o CNAE principal e cadastrar as outras atividades de seu negócio em CNAE’s secundários.

Essa classificação vai aparecer no cartão do CNPJ de sua empresa emitido através do site da Receita Federal.

Para conferir a tabela com os códigos, basta acessar a CNAE-Fiscal pelo site www.cnae.ibge.gov.br e pesquisar de forma específica qual melhor corresponde ao seu tipo de atividade.

Gostou? Fique atendo ao nosso blog e redes sociais! Com menos de R$1 por dia Fature Mais, Fature com o Saldo Mais. Faça o Teste grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Informamos também que o plano mensal bem como sua renovação só estará disponível até o mês de Abril (30/04/2020).

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.