O que é NCM? Por que preciso saber?

Toda NF-e vem cheia de números e informações que, muitas vezes, a maioria das pessoas desconhece do que se tratam cada um desses números, letras e códigos, dentre eles, existe um bem conhecido denominado Código NCM.

Mas você sabe seu real significado? Acompanhe o artigo de hoje e não tenha mais dúvidas:

A sigla NCM (Nomenclatura Comum Mercosul) é um código que vem informado na Nota Fiscal de toda e qualquer mercadoria que circula pelo território nacional. Esse código adotado por todos os países membros do Mercosul e tem como base o método internacional de classificação de mercadoria (SH – Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias).

Esse código NCM é composto por 8 dígitos, os 6 primeiros representam a classificação SH da mercadoria e os 2 últimos dígitos representam classificações específicas do Mercosul. Ele serve para o controle da circulação das mercadorias de todo esse território pertencente aos países que fazem parte desse tratado de livre comércio denominado Mercosul.

Como achar o Código NCM?

Na hora das suas transações, você pode pedir o código específico de cada produto ao seu contador e dar continuidade aos procedimentos diários, porém, caso você queira ser mais independente, é só pesquisar no Google o código de cada produto. Basta apenas inserir a sigla NCM, seguida do nome do produto. Consequentemente alguns links aparecerão, basta apenas observar a descrição do produto e ver o código composto por 8 números. Pronto, você já tem os dígitos corretos para adicionar ao sistema na hora da inclusão de produtos no seu emissor.  Viu como é fácil?

E não esqueça:

Fique atento ao nosso blog e redes sociais, pois estamos sempre com informações que vão facilitar o seu dia a dia.

Fature mais, fature com o Saldo Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ainda não vá embora!

Receba em seu e-mail nossos conteúdos, notícias e novidades.

Cadastre-se agora mesmo!