3 Segredos para fugir das armadilhas do controle fiscal

Veja como e por que sua empresa deve focar no controle fiscal para evitar problemas de gestão

Praias, futebol e um dos sistemas tributários mais complexos do mundo: este é o Brasil – um lugar cheio de oportunidades e desafios, onde mais de 60% das empresas não chegam a 5 anos. E um dos motivos para isso, claro, é a falta de controle fiscal.

Por isso, se você é empreendedor e não quer fazer parte dessa estatística, algumas tarefas são essenciais. Abaixo, listamos 3 dicas para quem quer fugir das armadilhas ao fazer o controle fiscal! Veja:

Dica #1: Acompanhar a movimentação do seu caixa

Ter um fluxo de caixa organizado permite definir com mais clareza quanto seu comércio tem de saldo, entre despesas e receitas. Anote tudo que entra e sai de sua conta.

Lembre-se de que um caminho interessante para otimizar seu controle fiscal é usar as Notas Fiscais Eletrônicas de saída e entrada como guia para identificar quanto está realmente disponível naquele período

[*com relação às notas de saída, porém, lembre-se de diferenciar o que foi vendido à vista e parcelado. Some apenas o que realmente está disponível neste mês]

Dica #2: Organize e crie processos para gerenciar os documentos

Sua empresa pode ficar longe de problemas de emissão de notas fiscais tornando esse processo mais prático e simples. A dica para isso é utilizar ferramentas de fácil integração ao seu dia a dia e, de preferência, que sejam simples de serem entendidas pela equipe.

Os emissores de NF-e com sistemas automáticos são bons aliados para o controle fiscal e tributário, tornando o preenchimento, validação e envio dos arquivos muito mais rápido e claro.

Dica #3: conheça bem seu negócio (e as taxas que envolvem sua operação)

Todo comércio tem suas regras e é importante que você conheça bem quais são os impostos, taxas e alíquotas direcionadas para as vendas do seu produto. Por isso, analise bem quais são as exigências legais e fique de olho em possíveis atualizações.

Vale sempre lembrar que as soluções tecnológicas ajudam a otimizar as tarefas de preenchimento das notas fiscais eletrônicas. Mas, ainda assim, o auxílio de seu contador é fundamental para tirar as dúvidas!

Pronto para aproveitar as vantagens do emissor de NF-e online em seu controle fiscal? Então, teste grátis nosso software por 15 dias e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *