Planejamento tributário

Porque o planejamento tributário pode ajudar seu Micro ou Pequeno Negócio?

Saiba como fazer o planejamento tributário e porque ele ajudar sua empresa a pagar menos impostos e, ainda por cima, melhorar a gestão da operação, com mais inteligência e previsibilidade

O fim do ano está chegando e por mais que você queira se concentrar nas vendas do Natal, é tempo também de começar a montar os planos para ter um bom 2018. Um dos itens que você deve pensar, acredite, é realizar o planejamento tributário em seu micro ou pequeno negócio. Se o objetivo é organizar e simplificar a operação, não deixe de lado esse planejamento!

Afinal, porque fazer o Planejamento Tributário?

Todo mundo sabe que a carga de impostos do Brasil é uma das mais elevadas do mundo (pode chegar a 1/3 das receitas de um empreendedor). Mas há um jeito de pagar menos: é esse o grande objetivo do Planejamento Tributário.

Na prática, essa é uma ação que ajudará sua empresa a mapear e antecipar quais são as taxas e tributações a serem pagas de forma obrigatória e quais incidirão a partir de suas movimentações.

Esse levantamento trará a você benefícios, basicamente:

  • Maior visibilidade sobre o valor dos impostos a serem pagos por uma empresa no ano;
  • Facilitar a busca de alternativas para evitar ou reduzir as alíquotas destinadas às operações.

Ter um planejamento fará sua empresa gastar menos?

Não, exatamente. Mas ele abre a possibilidade de sua empresa se preparar para entender os prazos e descobrir possíveis amortizações por pagamento antecipado, por exemplo.

Mais que isso, ter um plano detalhado, criado com o apoio de seu contador, poderá render processos e práticas que diminuam o valor total a ser pago, com documentações adicionais que você não teria tempo de inserir no processo se a decisão sobre esse imposto fosse realizada em cima da hora.

Fora isso, a avaliação antecipada permite que sua gestão consiga mensurar qual é a receita necessária, mês a mês, para cobrir a demanda de impostos e, ainda assim, fazer sua empresa crescer.

Outro método para evitar erros fiscais: emissor de NF-e

O Planejamento Tributário ajuda sua equipe a evitar erros no pagamento ou declaração de impostos relacionados ao seu negócio. Ele, no entanto, não é o único aliado para evitar problemas junto ao Fisco.

Como já falamos aqui no Blog, ter o apoio de um Emissor de NF-e moderno pode entregar mais agilidade e inteligência para sua companhia entregar notas fiscais eletrônicas de forma rápida e longe de qualquer erro de preenchimento.

O Saldo MAIS, por exemplo, conta com ferramenta de registro automático de dados, que otimizam a inclusão de dados na Nota Fiscal Eletrônica. Assim, é possível gerar perfis específicos para cada operação.

Quer experimentar? Venha fazer um teste do Saldo MAIS e comprove o que estamos falando: são 15 dias grátis para sua administração testar e aprovar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *