diferença entre DANFe e NFe

Qual é a diferença entre DANFe e NFe, afinal?

Descubra qual é a diferença entre DANFe e NFe e saiba como evitar confusões na gestão fiscal de sua empresa

Todo empreendedor, quando começa a emitir notas fiscais, precisa aprender mais sobre alguns termos: SEFAZ, IPI, ICMS e muito mais. Mas nesse jogo de letras e abreviações, dois arquivos têm destaque especial. Por isso, hoje, o Blog do Saldo MAIS pergunta: você realmente sabe qual é a diferença entre DANFe e NFe?

Se sua resposta foi não, tudo bem. A seguir, listamos as principais informações para acabar com qualquer dúvida e evitar que sua empresa erre na hora de fazer a gestão fiscal. Confira:

O que é NFe?

A NFe nada mais é do que a já conhecida Nota Fiscal Eletrônica, um arquivo digital que documenta e registra todo o comércio de mercadorias (ou serviços). Na prática, a NF eletrônica estabelece os dados práticos da transação e exige a autenticidade comprovada por uma assinatura digital.

A nota é gerada e transmitida no formato XML, o tipo de arquivo definido pela Receita Federal. É este documento que é enviado à SEFAZ do seu estado e que terá todas as informações e registros de sua operação. A NFe é o documento que tem validade jurídica para comprovar a venda de um produto, contendo informações sobre transporte, operação, imposto etc.

Vale dizer que este é o arquivo que precisa ser arquivado e armazenado pelos empreendedores por, no mínimo, 5 anos – prazo em que as Secretarias da Fazenda ou Governo Federal podem requerer a avaliação.

E o que é DANFe?

DANFe é a abreviação para Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Já deu para ver a diferença, não é?

Mas vamos lá: o arquivo DANFe, normalmente, é uma cópia impressa com o resumo da NFe real. Ela traz o “espelho” do documento emitido, com as informações gerais da ação – e por isso, muita gente acha que ela é a nota fiscal!

No entanto, é importante lembrar que esta folha impressa não é válida como documento fiscal. Em geral, ela é gerada apenas para acompanhar os produtos, ou em processos de entrega via transportadoras.

Resumo: qual é a diferença entre DANFe e NFe?

Apesar de contarem com informações semelhantes, NFe e DANFe têm funções e importâncias bem distintas. Veja a seguir porque:

  • A NFe é obrigatória; já seu arquivo DANFe pode ser feito apenas para transporte de carga;
  • NFe são arquivos digitais, disponíveis no formato XML. Somente este arquivo tem validade legal;
  • O DANFe, por sua vez, pode ser impresso e acompanhar o produto. No entanto, ele não vale como documento fiscal.

Por isso, lembre-se de checar se você está realmente mandando o XML da Nota para seu cliente. Este é o arquivo correto a ser entregue e sua obrigação com o consumidor!]

Viu como cada arquivo tem sua utilidade? Então, agora, comece a emitir suas NFe e DANFe grátis! São 15 dias para você testar e aprovar o Saldo MAIS. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Informamos também que o plano mensal bem como sua renovação só estará disponível até o mês de Abril (30/04/2020).

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.