Sou Mei e gostaria de saber, é preciso ter inscrição estadual para emitir nota fiscal Eletrônica?

Sou Mei e gostaria de saber, é preciso ter inscrição estadual para emitir nota fiscal Eletrônica?

Eu vou te responder essa pergunta com outra pergunta: você consegue votar sem apresentar um título de eleitor ou qualquer documento que o identifique?

Claro que não. Agora porque eu te perguntei isso? Para que você entenda que a inscrição estadual de uma empresa é a identificação dela para o estado, e só assim o estado pode saber que sua empresa está cadastrada em seu banco de dados.

Antes de mais nada, é preciso explicar sobre as competências de cada ente federativo. União arrecada os impostos federais (PIS, COFINS, IPT, etc.) e identifica sua empresa pelo CNPJ.

Estado arrecada de você (ICMS), se sua empresa vende produtos e identifica a empresa pela inscrição estadual.

Município arrecada o (ISS), se sua empresa presta serviço e identifica a empresa pela inscrição municipal.

Resumindo você tem alguns “sócios” mesmo sendo MEI. Quem são! Se sua empresa vende produtos tem que ter CPNJ e irá pagar os impostos federais e tem que ter a inscrição estadual, pois irá pagar o imposto estadual (ICMS).

Agora, se sua empresa presta serviço tem que ter CNPJ e irá pagar os impostos federais, e tem que ter a inscrição municipal, pois irá pagar o imposto municipal (ISS).

Então, sua empresa sempre vai ter que pagar impostos federais, porém dependendo da atividade irá pagar imposto estadual ou municipal.

Viu! A diferença de sua MEI para as outras empresas é que você paga todos esses impostos num valor fixo mensal e em apenas uma guia de pagamento. Mas para emitir nota fiscal, seja de venda de produtos ou de serviços tem que está cadastrado ou na Secretaria da Fazenda do seu estado ou na Secretaria de finanças da sua cidade. Vai depender do que você irá fazer.

Em termos práticos, se sua empresa é MEI e vende quentinhas por exemplo. Então você vende refeições, logo, tem que ter uma inscrição estadual. E para tirar uma é fácil.

Como a MEI está no seu nome, é só levar sua documentação e o ato de constituição da sua empresa, até um posto de atendimento do estado. Daí, é só mostra a documentação da empresa, especificar a sua atividade e no próprio atendimento será gerado para sua empresa uma inscrição estadual.

Pronto, viu! é fácil tirar uma inscrição estadual para sua empresa.


Comunicado IMPORTANTE!

O Saldo Mais, em nome da sua Diretoria, vem por meio deste informar a todos os clientes, amigos e parceiros, que suas atividades estarão sendo encerradas em 31 de janeiro de 2021, prazo este para que nossos clientes tenham tempo hábil para procurar outra solução para emissão de notas fiscais para seus negócios. Novos cadastros estão suspensos, estaremos prestando serviço somente para quem já é nosso cliente.

Informamos também que o plano mensal bem como sua renovação só estará disponível até o mês de Abril (30/04/2020).

Para maiores informações, clique aqui e saiba mais.