Tenho que emitir a nota na mesma hora que faço a venda?

Tenho que emitir a nota na mesma hora que faço a venda?

Gostaria de saber se eu tenho que fazer a nota fiscal no dia que eu passo o cartão ou se eu posso fazer no outro dia?

Isso é uma dúvida interessante, olha como vocês sabem o estado exige que as operadoras de cartão mandem mensalmente os dados relativos as operações realizadas por cada cnpj existente em sua base, informando os valores recebidos através de cartão de crédito ou débito.

Como a nota fiscal é eletrônica, o estado tem o registro de todas as notas emitidas por sua empresa, podendo dispor dessa informação por período de mês, semestre, ano; enfim da forma que ela quiser visualizar a informação.

Isso facilita e muito a fiscalização, pois o estado confronta a informação mandada pela operadora de cartão com os valores da nota fiscal emitido durante o mês que ele está apurando, se der diferença amigo, já sabe. Canetada!

Mas, explicados os fatos vamos responder diretamente a pergunta. Não tem problema se você fechou uma venda no cartão de débito ou crédito e não fez você a nota fiscal no mesmo dia, você pode sim fazer a nota fiscal relativa aquela venda no dia seguinte. O ideal é que seja dentro do mês de apuração.

Vou te dar um exemplo, vamos supor que você fechou uma venda no cartão de crédito no dia 01 e não fez a nota fiscal correspondente, porém no dia 02 você lembrou que não fez e parou para emitir a nota. Tudo certo, fica tranquilo que você não vai ter problema, pois quando o estado for confrontar o seu faturamento do mês com as informações da operadora tudo vai estar batendo.

Mas porque o ideal é que seja dentro do mês de apuração?

Veja só o estado analisa as informações mensalmente. Então vamos continuar com o exemplo acima só alterando as datas.

Suponha que você deixou de fazer a nota no dia 31 ou 30 e terminou emitindo ela no dia seguinte que é o dia 01 do outro mês, é claro que quando você for fiscalizado seu faturamento do mês não vai bater com o que a operadora de cartão informar, apesar de você não estar errado, deixado isso bem claro, pois não deixou de emitir nota da operação realizada.

E aí! Gostou? Não esquece de comentar. Se tiver alguma outra dúvida é só dizer aqui, que agente grava um vídeo ou escreve um blog sobre o assunto! Ou faz os dois 🤗🤗🤗, o que ficar melhor pra você.

Se ainda ficou alguma dúvida e você quiser conversar mais sobre o assunto, acessa nosso site www.saldomais.com.br, faz uma conta gratuita e entra em contato com nossos consultores através do chat on line, whats app ou 0800 006 7666.


Ainda não vá embora!

Receba em seu e-mail nossos conteúdos, notícias e novidades.

Cadastre-se agora mesmo!